Friedan foi co-fundadora e presidente em 1966 de NOW (Organização Nacional de Mulheres) pioneira no movimento de mulheres e que no século XXI se mantém como uma das organizações feministas mais sérias de estados unidos Estados unidos.. Na década de 1970, levantou numerosas batalhas pra aprovação das leis a respeito do aborto, o trabalho feminino e a respeito os direitos das mulheres em geral.
Em 1981, publicou outro de seus livros-chave para o feminismo: A segunda fase. Betty Friedan é considerado uma figura central do feminismo norte-americano. Nasceu em 1921, em Peoria, Illinois. Era filha de um casal de imigrantes judeus. Seu pai, Harry, era um imigrante russo que desenvolveu um negócio de colares em uma próspera loja de jóias. Sua mãe, Miriam, emigrante húngaro, foi editora de uma página de mulheres do jornal lugar antes de renunciar ao seu trabalho, após teu casamento e a chegada dos filhos. Só mais tarde, no momento em que estava escrevendo “A mística da feminilidade” Friedan pôde compreender o jeito gelado e crítico de mãe, mascarando uma profunda angústia ao renunciar ao serviço que ele amava-explicou anos mais tarde.
Estudante brilhante, formou-se em psicologia no Smith College, em 1942 e 1943, conseguiu uma bolsa de estudos da Universidade da Califórnia, em Berkeley, pra fazer estudos de pós-graduação, onde estudou com o célebre psicanalista Erik Erikson. Ali renunciou a uma segunda bolsa de estudos para prosseguir se formando para satisfazer o homem com o que saía dessa maneira.
Foi uma etapa decisivo -citou em tuas memórias – que, logo após a levou ao feminismo. The Federated Press, um nanico serviço de notícias que surtía de dica para os jornais nacionais. Em 1946, encontrou um serviço como repórter na U. E. News. Em 1947 casou-se com Carl Friedan um jovem diretor de teatro e, em seguida, executivo de publicidade, e se mudou para o Victorian house em Rockland County N. E. Betty tornou-se dona de casa e seguiu colaborando em várias revistas.
Foi um dos seus postagens que não foram publicados, o que a levou a escrever sobre o mal-estar da mulher norte-americana dos anos cinqüenta. Em 1963, publicou o livro que marcou não apenas a sua vida mas a história das mulheres ocidentais na segunda metade do século XX: A mística da feminilidade.
- Aplique máscara de cílios
- 1973: Eu ganhei o produz… e Você
- 1993: Ante o signo de Caim
- Conquistou dois Prêmios Konex como uma das cinco melhores cantoras de tango em 1995 e 2015
- 2 Ami Mizuno
1969 foi o ano de seu divórcio e da fundação da Agregação Nacional para a revogação das leis de aborto, em seguida conhecida como Naral Pro-Choice America. Em 1970, deixou a presidência NOW depois de confrontos cada vez mais frequentes com novas companheiras da organização por seus ataques pras posições mais radicais de uma nova criação, que a afastaram do movimento. Em 1971 fundou também com Gloria Steinem, Bella Abzug e algumas, o National Women’s Political Globais para apoiar a presença de mais mulheres na política.
Friedan reconheceu numa entrevista do ano 2000, que não foi feita para as decisões coletivas ou as responsabilidades. Foram as declarações feitas pela apresentação de sua própria biografia Minha existência até de imediato. Friedan em suas memórias. Embora os psicólogos, especialistas e editores dizem, a vida das donas de moradia de categoria média norte-americana não se parecia em nada com a vivência satisfatória, que mostravam os anúncios de eletrodomésticos, maquiagem ou detergentes.