Ritchie Valens, pseudônimo de Richard Steven Valenzuela Reis (Pacoima, califórnia, EUA, treze de maio de 1941-Clear Lake, Iowa, três de fevereiro de 1959) foi um músico, cantor e compositor americano de ascendência mexicana. Em 1987, é lançado O Bamba, filme dirigido por Luis Valdez, em que narra a existência de Ritchie Valens (entendido pelo actor Lou Diamond Phillips), desde a sua ascensão musical, até o dia de sua fatídica morte. Com esse vídeo, virou-se para retomar as músicas de Ritchie, interpretadas pelo grupo Dos Lobos (mesmos que realizaram e dirigiram a trilha sonora do vídeo). Ritchie Valens nasceu em Pacoima, um distrito do condado de Los Angeles (Califórnia), em treze de maio de 1941, de ascendência mexicana.
Seus pais foram José Steven Valenzuela e Conceição Reis. Cresceu ouvindo música convencional mexicana, do mesmo jeito que a guitarra flamenca, R & B e blues. Valens expressou interesse em fazer sua própria música com a idade de 5 anos. Foi seu pai quem o incentivou a aprender a tocar guitarra e trompete, e logo depois ensinou a si mesmo a tocar bateria. Embora Ritchie era canhoto, estava tão inquieto por assimilar a tocar guitarra, que dominou a versão direita do instrumento.
Pro tempo em que frequentou o Pacoima Junior High School, o seu domínio da guitarra era tal que levava o instrumento pra a escola, e cantaram os seus amigos nas arquibancadas. Quando tinha dezesseis anos de idade, foi convidado a participar como guitarrista de uma banda lugar chamada “The Silhouettes”.
Quando o vocalista saiu do grupo, Ritchie assumiu essa posição, 19 de outubro de 1957, fez a tua estreia com eles. Além das apresentações com o The Silhouettes, tocou como solista em festas e algumas reuniões. Em maio de 1958, foi descoberto por Bob Keane, proprietário e presidente da companhia Do-Fi Records, uma pequena gravadora de Hollywood.
- 8 Curta-metragem: Doc Brown salva o mundo
- nesses anos de idade, professor
- você Na cátedra, vai a soltar alguma bomba? Mais do que tudo pra estar atentos
- quatro Guerrilha celtibérica
- oito Exílio e filmagem no México
- O desenvolvimento da linguagem não segue as etapas normais
Um sábado de manhã, Bob Keane viu na primeira vez a atuação de Richard, em um ambiente de um cinema de San Fernando. Impressionado, decidiu convidá-lo pra ouvi-lo em sua moradia de Silver Lake, na especialidade de Los Angeles, onde tinha Keane um anão estúdio de gravação no porão. O instrumento de gravação consistia de um velho gravador portátil título, maze 6012 de 2 canais e um par de microfones, Telefunken U-87. Gravaram imensas músicas, que Richard tocou e cantou, que, logo depois, regrabaron nos estudos Gold Star. Alguns desses demos são capazes de ouvir o disco Ritchie Valens — The Lost Tapes.
Depois de imensas sessões no seu escritório especial, de publicar letras e organizar músicas, Bob Keane afirmou pronto a Richard para gravar em estúdio ao lado de uma banda que o acompanhasse. A opinião de Keane, Richard mudou seu nome pelo de Ritchie, e Valens, em vez de Mello, para melhor efeito perante o público de língua inglesa.