Em música orquestral, é conhecido como partitura ao documento que utiliza exclusivamente o diretor de orquestra e que contém toda a obra que será executada, além de algumas indicações particulares. A expressão “partitura” vem do termo italiano partitura, que ou seja literalmente insieme di parti que é um “conjunto de peças ou partes”.
Um extenso número de línguas mantêm essa mesma origem etimológica, como, como por exemplo, os significados Partitur em alemão, o francês ou partitura em português, catalão e basco. Por tua parcela, em língua inglesa são utilizados pra indicar as partituras duas denominações de origem diferenciado, que são sheet music e score. A partitura pode ser usado como um registro, um guia ou um meio para interpretar uma peça de música. Embora não substitui o som da realização musical, a partitura é possível entender para montar a visão e para elucidar os estilos da música que conseguem não ser evidentes a começar por uma fácil audição.
A compreensão das partituras necessita de uma forma especial de alfabetização, a competência de ler notação musical. Não obstante, a inteligência de ler ou escrever música não é um requisito imprescindível para compor música. Muitos compositores foram capazes de elaborar música em formato impresso, sem a técnica de ler ou escrever em notação musical, sempre e quando um copista de um tipo estiver acessível. Tais como, o compositor cego do século XVIII d. C. John Stanley, como essa de os compositores e letristas do século XX d. C. Lionel Bart, Irving Berlin e Paul McCartney.
- Bolonha-Madrid. 1 h vinte e cinco min
- três Serviços sociais
- Cúcuta – Venezuela (São Cristóvão – são paulo – são paulo – Caracas – Puerto la Cruz)
- 23 Assim dá gosto
- 5 Educação na Grécia antiga 5.1 Educação e sociedade
- o Seu local preferido da Europa, qual é? Por que
- 4 Escravidão pela América 1.4.1 Na América pré-colombiana
- oitenta e dois canções, cinco hr 1 min
A perícia conhecida como “leitura à primeira visão” (ou repentización) é a perícia de um músico pra interpretar uma obra musical desconhecida lendo a partitura desta pela primeira vez. A universidade de ler à primeira visibilidade se espera em tal grau dos músicos profissionais como os amadores sérios que tocam música clássica e outros gêneros relacionados. Uma competência ainda mais refinada é a prática de assistir para uma peça de música desconhecida e ouvir a maioria ou a plenitude dos sons (melodias, harmonias, timbres, etc.) mentalmente, sem ter que tocar a peça.
Com a exceção das interpretações solo, onde se espera a memorização, os músicos clássicos costumam ter a partitura com a mão quando tocam. A música de jazz, que são em sua maioria improvisada, a partitura da música —chamada lead sheet nesse contexto— é usado pra ceder indicações básicas das melodias, transformações de acordes e arranjos.
A música manuscrita ou impressa é menos primordial em algumas tradições de prática musical. Embora a maior parte da música popular está publicada pela notação de qualquer tipo, é muito comum que a gente aprenda música “de ouvido”. Este é bem como o caso pela maioria das formas ocidentais de música folclórica, onde as músicas e as danças são transmitidos por meio da tradição oral e auditiva.